Retiro online da quaresma

Já a pensar na quaresma, os Carmelitas Descalços estão a preparar um novo retiro online para oferecer a todos aqueles que já se habituaram a desfrutar destas meditações para melhor viverem a sua quaresma. O título será: «Pela Cruz à Luz», que expressa a fé profunda do P. Lucien Bunel, que se tornou P. Tiago de Jesus (1900-1945) quando entrou no Carmelo.

Nascido a 29 de janeiro de 1900, numa família pobre e trabalhadora, o pequeno Lucien depressa se se sente chamado a ser um «grande senhor padre». Os pobres descristianizados e as crianças entregues a si mesmas despertam e fortalecem a sua paixão de apóstolo e de educador. Alguns meses antes da sua ordenação diaconal, foi nomeado para o Colégio de São José de Havre onde conhece os Carmelitas. É ordenado sacerdote a 11 de julho de 1925.

Depois de muitas lutas interiores e exteriores, com autorização do seu arcebispo, deixa a diocese de Rouen e entra no Noviciado dos Carmelitas Descalços de Lille, em setembro de 1932. Recebe o nome de Tiago de Jesus. Funda e dirige o pequeno colégio de Santa Teresa do Menino Jesus, em Avon. apresentando grandes metas humanas e espritiauis aos seus alunos. O seu coração de homem e de padre é ferido pelos atos bárbaros do regime nazi. Revoltado, coloca-se do lado dos que sofrem e são perseguidos. Em janeiro de 1943 acolhe três crianças judias. A 15 de janeiro de 1944, a Gestapo detém as três crianças e o P. Tiago. Antes de partir, ele pronuncia estas palavras: «Adeus, meninos, continuem sem mim!»

O nosso retiro vai ser acompanhado por este homem de uma profunda espiritualidade enraizada no mistério pascal de Jesus: «Pela Cruz à Luz».

No início de um retiro que ele pregou, em junho de1941, o Padre Tiago disse: «Um retiro não pode ser bem feito, não pode ter profundidade, não pode produzir frutos se não se abrir à passagem de Deus nas almas. Quando o Espírito Santo vem a nós, dá-se a passagem de Deus em nós, a consciência de sermos habitação de Deus. Demo-nos conta de que Deus está aqui, de que está connosco; que o Céu não é um lugar indeterminado, que está em nós: o céu está em nós, está na nossa alma, que é portadora de Deus. Adoremos a presença de Deus em nós».

Invoquemos o Espírito Santo para que Ele nos ajude a viver em plenitude a nossa vocação cristã, de discípulos de Cristo Jesus.

A dinâmica do retiro

Sete etapas para descobrir a luz que se derrama da Cruz de Cristo Jesus:

  • 1ª semana: «Salvos pelo Batismo»
  • 2ª semana: «Escolhidos por Deus»
  • 3ª semana: «A Cruz, sabedoria de Deus»
  • 4ª semana: «Viver com Cristo»
  • 5ª semana: «Aprender a obediência»
  • Semana Santa: «Tomar a condição de servo»
  • Páscoa: «Procurar as realidades do alto».

Indicações práticas: Receberá todas as sextas-feiras da quaresma uma mensagem com um resumo em áudio e um ficheiro de 4 páginas para descarregar:

  • A segunda leitura do domingo
  • Uma meditação a partir do texto da Escritura e dos escritos do P. Tiago
  • Três pistas para pôr em prática
  • Uma pista de meditação para orar em cada dia com a Escritura e com o P. Tiago, com imagens.

Bom retiro de quaresma!