Retiro Carmelita Online – Um caminho de Morada em Morada com Santa Teresa de Jesus

Desde 2011, que os Frades Carmelitas Descalços, têm vindo a oferecer retiros online para ajudar a preparar as duas grandes solenidades litúrgicas do ano: Natal e Páscoa. Hoje mais de 66000 pessoas seguem estes retiros em várias línguas: Francês, Inglês, Espanhol, Italiano, Português, Alemão, Polaco, Romeno, Holandês e Checo.
Foi no meio de uma crise que Santa Teresa de Jesus (1515-1582) escreveu a sua obra-prima espiritual, Moradas ou Castelo Interior. Enquanto o seu trabalho de fundação dos carmelitas parecia colapsar, ela encontrou energia dentro do seu Castelo Interior para ir em frente. No nosso contexto de crise sanitária e económica, Teresa pode ajudar-nos, durante a Quaresma, a descobrir que a nossa força está dentro. Com esta Doutora da Igreja caminharemos de Morada em Morada até alcançarmos o centro onde brilha a luz da Páscoa. A presença de Jesus Ressuscitado é a verdadeira boa nova que pode revitalizar a nossa vida espiritual.
Este retiro foi preparado pelo Pe. Guillaume Dehorter, ocd, do Convento de Avon, Paris, ajudado por uma equipa de carmelitas. A tradução portuguesa foi cuidada pela Antonieta Vigário e pelo Carlos Gomes, a formatação pela Liz Cristine, grandes amigos e colaboradores dos carmelitas portugueses e contou ainda com a colaboração dos frades e irmãs carmelitas.

Formato e ritmo do retiro

Depois de uma introdução ao retiro enviada na Quarta-feira 17 de fevereiro, receberá um email semanal cada sexta-feira. Poderá guardar os conteúdos da semana em Microsoft Word ou formato PDF (Computador ou versão móvel). No email da semana encontrará uma meditação baseada no Evangelho e textos de Santa Teresa para a sua leitura espiritual e reflexão (texto e vídeo), com seis breves meditações em imagens: cada dia inclui um versículo da Bíblia e uma pequena citação de Sta. Teresa de Jesus, com uma sugestão prática para enriquecer a sua meditação diária, de segunda a sábado.
Além disso, as meditações diárias serão publicadas nas redes sociais:
Facebook: carmelitas.descalcos.portugal
Youtube: carmelitas descalços
Twitter: Carmelitas Descalços @AmigosOcd

Para mais informações pode aceder a:
www.retreat-online.karmel.at
Ou contatar: retreat-online@karmel.at ou multimedia@carmelitas.pt

Porquê um retiro online?

Oferecer um retiro online significa oferecer uma proposta de caminho espiritual a todos, especialmente a pessoas que não podem fazer retiros durante o ano (tempo, custo, isolamento, etc.). Também significa levar o Evangelho às “periferias existenciais”. Nós recebemos testemunhos comoventes de pessoas de todo o mundo que têm sido tocadas pelos nossos retiros: mosteiros isolados de freiras, pessoas que procuram orientação espiritual, presos…

O Carmelo… está presente na internet?

Já estão disponíveis várias opções de retiros online. Pode-se pensar que existe o risco de uma competição entre estas ofertas. Mas se a Internet é um novo “espaço” de presenças, palavras e opiniões tão variadas, a Igreja deve estar aí presente na sua diversidade de modo a que cada um possa encontrar o seu lugar. As avaliações dos retiros online iniciais têm mostrado que o Carmelo tem trazido o seu contributo específico e único à Internet.

Um toque Carmelita

Estes retiros online são preparados com o mesmo nível de profundidade e requisitos exigentes como um tempo de retiro espiritual numa casa de retiros. Em consonância com a espiritualidade do Carmelo, eles exigem que se encontre um tempo próprio e espaço próprios que facilitem o silêncio e a solidão tão necessários para a leitura espiritual e oração. Assim, o formato semanal permite uma certa flexibilidade e distância das tecnologias. Nada substitui a oração pessoal e os tempos para os nossos momentos de coração a coração com Jesus. Assim, estes retiros exigem compromisso.

O nosso método de ensino

Os retiros estão desenhados de acordo com um método de ensino que é, ao mesmo tempo, espiritualmente abrangente e encarnado, o que permite seguir um caminho de acordo com os ensinamentos de um santo carmelita. A espiritualidade do Carmelo, de facto, beneficia de muitos textos espirituais: Santa Teresa de Jesus, Santa Teresa do Menino Jesus, São João da Cruz, Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), Santa Isabel da Santíssima Trindade, Bem Aventurado Eugénio Maria do Menino Jesus…
Num tempo marcado simultaneamente por um grande tumulto e uma sede de espiritualidade, a mensagem dos santos carmelitas sobre a interioridade é benéfica para todos.
Agora, se ainda o não fez, só resta inscrever-se gratuitamente e convidar outros a fazê-lo em www.webretiro.karmel.at

Os Carmelitas Descalços
Pe. Joaquim Teixeira, ocd
Domus Carmeli
Rua Imaculado Coração de Maria, 17
2495-441 Fátima
Portugal

Translate »