Retiro quaresmal online

De 6 de Março a 28 de Abril de 2019.

Desde o Advento de 2018 que a Província Portuguesa dos Carmelitas Descalços começou a oferecer um retiro online para estes tempos fortes da liturgia (Natal e Páscoa) e pensamos fazê-lo daqui em diante. Por isso aqui apresentamos um retiro online para esta Quaresma de 2019. Outros países da nossa Ordem já o começaram a fazer há mais tempo, como a França e a Áustria que coordena a preparação desta proposta espiritual, que hoje se oferece nas mais variadas línguas. A última a aderir foram os nossos irmãos do Iraque. Desta vez vamos ser ajudados pela carmelita Santa Teresa Benedita da Cruz, mais conhecida como Edith Stein.

Santa Teresa Benedita da Cruz é co-padroeira da Europa. Antes de entrar para o Carmelo sob este nome, Edith Stein tem já uma larga vivência como filósofa e conferencista. Nascida na Prússia em 1891, judia que se tornou agnóstica, conduziu a sua busca da verdade através da filosofia e dos acontecimentos da sua vida até à descoberta de Cristo. Batizada com a idade de 31 anos, torna-se uma intelectual católica notável. Interditada de ensinar pelos nazis, entra no Carmelo de Colónia em 1933 tendo tido depois de fugir para o Carmelo de Echt, na Holanda, em 1939. Presa com a sua irmã, morre no campo de Auschwitz a 9 de Agosto de 1942, deixando uma obra e uma mensagem poderosas. Durante esta Quaresma estes textos e a sua vida alimentarão a nossa meditação para viver no seguimento de Cristo um caminho pascal.

Este retiro foi preparado por Frei Philippe Hugelé (Carmelita do Convento de Avon) e por uma equipa de carmelitas: do Carmelo de Montmartre, Frei Jean-Alexandre (convento de Avon), Dominique, Raphaelle e Marie-Noelle. A tradução para o português esteve a cargo de vários membros da família carmelita e teresiana portuguesa, sobretudo carmelitas seculares.

Formato e ritmo do retiro
Após uma introdução ao retiro que será enviada na quarta feira de cinzas (6 de março), receberá todas as sextas feiras um email semanal. Poderá descarregar o conteúdo semanal em formato de Word ou em PDF (versão PC ou telemóvel). Nesse email encontrará:

  • Um comentário à primeira leitura de domingo,
  • Textos de Edith Stein com pistas de reflexão,
  • Um resumo áudio semanal,
  • Um calendário da Quaresma para orar diariamente, tal como pistas para pôr em prática.

Porquê um retiro online?
Propor um retiro online é oferecer uma proposta espiritual a todos, especialmente às pessoas que não podem fazer retiros no decorrer do ano (tempo, custo, distância, etc.). Um retiro online é também uma possibilidade de propor o Evangelho às «periferias existenciais». Por exemplo, em 2012, os prisioneiros dos Camarões puderam ser tocados por esta proposta de retiro, graças a uma religiosa que os visitava na prisão e lhes levava os textos fotocopiados.

O Carmelo presente na net?
Já existem várias propostas de retiros online. Poderíamos pensar que há portanto um risco de concorrência entre essas propostas. Mas se a Internet é um «espaço», a Igreja deve estar presente na sua diversidade de forma a que cada pessoa nela se reveja. As avaliações dos primeiros retiros online mostraram que o Carmelo traz à Internet a sua nota muito própria.

Um toque Carmelita
Estes retiros online são preparados com o mesmo nível de exigência e de profundidade que um tempo de retiro espiritual em deserto. Em coerência com a espiritualidade do Carmelo, convidam a tirar um tempo para se desligar, para se viver um tempo de leitura espiritual e de oração na solidão. Assim, o formato semanal permite uma certa leveza e distanciamento face à tecnologia. Nada substitui a oração pessoal e o coração a coração com Jesus. Assim, estes retiros apelam ao compromisso.

A nossa pedagogia
Os retiros constroem-se segundo uma pedagogia espiritual global e incarnada que permite viver um caminho na escola de um santo do Carmelo. Com efeito, a espiritualidade do Carmelo beneficia de numerosos textos espirituais: santa Teresa de Jesus, santa Teresa do Menino Jesus, são João da Cruz, santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), santa Isabel da Trindade… numa época marcada ao mesmo tempo por uma grande agitação e por uma sede de espiritualidade a mensagem dos santos do Carmelo sobre a interioridade é salutar.

Para se inscreverem, se não o fizeram no retiro anterior, basta aceder ao site: www.webretiro.karmel.at e preencher o formulário que aparece na página.

Translate »