Estudantes carmelitas

Estudantes carmelitas

Entre os dias 20 a 24 de Agosto realizou-se na Domus Carmeli, em Fátima, o encontro europeu de estudantes carmelitas. Este evento, que acontece cada três anos, reúne todos os estudantes e seus formadores da Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD) a fim de se conhecerem melhor e refletirem juntos o presente e o futuro da sua presença neste continente.

A escolha de Fátima prende-se com o desejo destes jovens carmelitas conhecerem melhor a mensagem de Fátima e aprofundar o cunho mariano do Carmelo Teresiano que tem como Mãe e Padroeira Nossa Senhora do Carmo.

O programa, pensado pela Conferência Europeia de Provinciais OCD, contemplou momentos de oração, de reflexão e convívio. Foram intervenientes na reflexão o Reitor do Santuário de Fátima, Pe Carlos Cabecinhas, que apresentou o tema sobre «Maria, Mãe da Igreja, na mensagem de Fátima»; a Irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da Causa de Canonização da Ir. Lúcia, falou sobre a «Espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta, e da Serva de Deus, Ir. Lúcia de Jesus»; o Pe Miguel Marquez, Provincial da Província espanhola de Santa Teresa, virá apresentar o tema: «A Virgem Maria na história e nos santos carmelitas».

Este encontro com cerca de 85 participantes contará ainda com a presença do Padre Geral da OCD, Fr. Savério Cannistrà, que refletirá e dialogará com os estudantes e formadores sobre o futuro da Ordem no espaço europeu.

Este grande grupo de carmelitas terá ainda a oportunidade de confraternizarem com as suas Irmãs dos Carmelos de Fátima e Coimbra, além de visitarem o antigo Deserto dos Carmelitas Descalços em Portugal, a atual Mata Nacional do Buçaco.

 

Translate »